PROJETO MISSÕES PROPÕE HOMENAGEM AOS 400 ANOS DAS MISSÕES JESUÍTICAS COM INSTALAÇÃO SIMBÓLICA EM JAGUARI

Administração - Terça-feira, 15 de Julho de 2025


PROJETO MISSÕES PROPÕE HOMENAGEM AOS 400 ANOS DAS MISSÕES JESUÍTICAS COM INSTALAÇÃO SIMBÓLICA EM JAGUARI

Projeto Missões propõe instalação de Cruz Missioneira para celebrar os 400 anos do legado jesuítico em Jaguari

Com o objetivo de valorizar a memória histórica local e regional, o Projeto Missões propõe a instalação de uma Cruz Missioneira e uma placa comemorativa alusiva aos 400 anos das Missões Jesuíticas. O local da homenagem é o trevo de acesso - próximo ao pórtico de entrada da cidade, marcando simbolicamente a participação do município nesse importante capítulo da história.

As Missões Jesuíticas foram aldeamentos indígenas fundados por padres jesuítas espanhóis espalhados pelo atual Rio Grande do Sul, norte da Argentina e sul do Paraguai. Esses assentamentos tinham como propósito catequizar e organizar comunidades indígenas. Após o Tratado de Madri, em 1750, essas reduções começaram a ser desfeitas, deixando um importante legado cultural e histórico.

Jaguari faz parte desse legado. Às margens do rio que dá nome ao município, existiu a Redução de São Tomé, fundada em 1632, o que insere a cidade diretamente na rota histórica das Missões Jesuíticas.

O projeto foi idealizado pelo advogado e historiador Luiz Paulo Flôres, que apresentou a proposta à Vice-Prefeita Elenice Cattelan e busca agora apoio do poder público municipal e da iniciativa privada local para concretizar a ação, prevista para marcar as comemorações pelos 400 anos da presença missioneira na região.

Prefeitura Municipal


Jaguari