.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
PREFEITO BETO TURCHIELLO DESTACA A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS EM JAGUARI
Na manhã desta segunda-feira, 4, o Prefeito Roberto Carlos Boff Turcheillo utilizou o programa "Bom Dia Prefeito", transmitido pelas emissoras locais, para abordar um tema importante: a gestão do lixo em nosso município. O prefeito destacou a importância do descarte correto dos resíduos e fez um apelo à conscientização da população.
“Podemos dividir o lixo em duas categorias: o lixo doméstico, que deve ser colocado nos contêineres e que a prefeitura paga para ser levado ao aterro em Santa Maria”, explicou Beto. Ele também se referiu aos entulhos, que frequentemente se acumulam nas calçadas. “Em frente às residências, é comum encontrar restos de galhos, colchões velhos, sofás, plásticos, metais, latas e pneus. Isso se torna um grande problema, pois muitos cidadãos não estão descartando de maneira adequada”.
O prefeito ressaltou a necessidade de seguir as orientações para um descarte responsável. “Temos equipes que trabalham para retirar diferentes tipos de resíduos. Uma equipe remove o cascote, folhas e galhos; outra cuida dos móveis, como colchões e guarda-roupas. A legislação ambiental exige que esses materiais sejam separados corretamente”.
Beto explicou ainda que colchões, roupas e móveis são levados para Santiago, onde há um aterro apropriado. Já os materiais recicláveis, como plásticos e metais, são direcionados ao centro de triagem de Jaguari. Os galhos e restos de construção são levados para o aterro no Bairro Consolata, e os eletrônicos, como TVs e micro-ondas, são coletados separadamente para destinação correta. Os pneus também são recolhidos pela prefeitura e enviados por uma empresa para Porto Alegre que faz a descarte adequado.
“Vejam quantas frações devemos fazer em um único monte de entulho. É fundamental que cada cidadão faça sua parte, separando os materiais recicláveis, como papelão, que podem ser reaproveitados. Pedimos que todos colaborem para melhorar a separação dos resíduos. Muitas vezes, um único monte de entulho precisa ser dividido em quatro ou cinco frações, e não adianta reclamar: a legislação ambiental é assim e assim deve ser feito”, disse Beto.
“Essa não é apenas uma questão de fiscalização, mas de responsabilidade coletiva. Cabe a nós, como cidadãos, ter o cuidado e a dedicação de fazer a coisa certa, em conformidade com a lei. Vamos juntos promover um município mais limpo e sustentável. A mudança começa com cada um de nós!”