Administração - Terça-feira, 22 de Outubro de 2024

VOCÊ JÁ CONHECE O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHDORA?

O Programa Família Acolhedora tem como objetivo cadastrar e preparar famílias dispostas a acolher provisoriamente crianças e adolescentes que necessitam de proteção. Essa medida é fundamental quando ocorre o afastamento temporário da família de origem, especialmente em situações em que os direitos das crianças ou adolescentes estão ameaçados ou violados. O acolhimento familiar representa uma alternativa mais humanizada, proporcionando um atendimento individualizado, cercado de cuidados e afeto, em um ambiente familiar saudável. Assim, assegura-se vínculos de pertencimento e o direito à convivência familiar e comunitária.

Para participar do programa, algumas condições devem ser atendidas: os interessados devem ser maiores de idade e possuir idoneidade moral, além de não fazer uso de substâncias psicoativas ilícitas. É importante ressaltar que não deve haver interesse em adoção por parte da família acolhedora e que todos os membros da família natural devem concordar com o acolhimento. Os candidatos precisam residir nos municípios da Comarca de Jaguari/RS e estar dispostos a dedicar tempo ao processo de formação inicial, oferecendo amor e proteção às crianças e adolescentes. Além disso, ao menos um membro da família deve ter um emprego ou receber benefício previdenciário, e deve haver um espaço físico adequado para acolher a criança ou adolescente. A aprovação na avaliação técnica, que inclui um parecer psicossocial favorável, também é um requisito essencial.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem se dirigir à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania/CREAS, localizada na Rua Carlos Callegaro, ao lado dos Correios, ou ao Ministério Público.