.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
ENTENDA O QUE É FAMÍLIA ACOLHEDORA
Após o Projeto de Lei de Implementação da Política de Acolhimento Familiar no Município, ser aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 03, muitas perguntas surgiram em nossa comunidade.
Esse é um projeto de Município que está sendo elaborado, discutido e pensado com a parceria da Prefeitura Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e principalmente com a comunidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania é quem organiza o projeto junto com os demais órgãos. O projeto iniciou sob a Coordenação da ex-secretária Elenice Cattelan, e agora segue com a gestora Luciane Fiorin Saran.
O que é acolhimento familiar?
O Acolhimento Familiar é um serviço de acolhimento institucional destinado para crianças e adolescentes (0 a 18 anos) em situação temporária de afastamento familiar por medida judicial de proteção. Por meio deste serviço a criança/adolescente acolhido permanece sobe os cuidados de uma família, previamente selecionada e
capacitada para os receber em sua casa.
O acolhimento familiar é uma alternativa que permite que a criança/adolescente tenha um atendimento individualizado, garantindo o cuidado e afeto em um ambiente familiar e não institucionalizado, assegurando vínculos de pertencimento e garantindo o direito a convivência familiar e comunitária.
Cabe destacar ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está pensando e estudando o Programa Municipal de Acolhimento Familiar, desde 2022. Em novembro de 2023 o programa foi apresentado para a comunidade. Em março deste ano, sob a coordenação do Promotor Eduardo da Silva Fagundes, foi realizada uma Audiência Pública para esclarecer e debater o programa junto com a comunidade.
Agora, o Projeto vai para o Executivo Municipal e logo será sancionado, e logo após iniciam os próximos passos para a implementação em Jaguari. Cadastramento das famílias interessadas em ser família acolhedora, após uma ampla divulgação referente ao tema, é um dos próximos passos.
Para mais informações acesse o site:https://familiaacolhedora.org.br/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2n5SJjAl63psUfUvQxWOjs0b-iS4C-jgHqtqvEYD5eHwZZ9YvFDb6R6Js_aem_Adl949PjBZgN4wdwND6BGx4nc92-_FpNgAUioRAhgrw1P7qa5T8Ooeie5CAwzY9eDVn92WP50otyqiigq7FY4yed