Brasão Municipal

Brasão do Município de Jaguari – RS

Elaborado pelo gabinete Geocartográfico SAGRAS de Porto Alegre, o Brasão de Jaguari, foi instituído pela lei municipal 586/63. Assim descrito:

Escudo Oval, dividido em dois quartéis e um campo. No primeiro quartel a direita, no alto, uma onça malhada, em fundo de prata, recordando a origem do nome do Município. No segundo quartel, à esquerda, sobre fundo azul, o Cruzeiro do Sul, símbolo da nossa Pátria. Logo abaixo em fundo verde musgo três sulios, simbolizando terra roteada pelo arado, para agricultura. Dividindo os quartéis do campo, uma linha sinuosa, em azul, referindo-se ao rio Jaguari que corta o Município no sentido leste oeste. Na parte inferior em campo amarelo, uma cruz de missionário, em vermelho e duas flechas indígenas de ponta de osso, em sentido contrário, uma lembrança histórica dos pioneiros desta terra quando foi fundada em 1632, a antiga Jesuítica de São Tomé. Apoio lateral à direita, um cacho de arroz e, a esquerda, ramo de fumo, esteios da nossa economia agrícola, com apoio de base dois cachos de uva. Uma flecha estilizada, em vermelho, ondulante com o lema “Pela Pátria” e as datas 1632 data da fundação da Redução de São Tomé e, 1920 data da criação do Município de Jaguari. Na parte superior do Brasão de Armas, uma coroa, em preto, com os quatro distritos em que está dividido o Município.

© 2017 Prefeitura Municipal de Jaguari. Todos os direitos reservados. Este website utiliza tecnologia da RSWA Plataforma de Ecommerce.