(55) 3255 1559 / 3255 1160 / 3255 2799

Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos de Jaguari

A Rota Nostra Colônia, é uma rota turística e gastronômica que se localiza no Chapadão, localidade de Jaguari e oferece estabelecimentos com produtos coloniais como: vinhos, cachaça, cucas, pães, doces cristalizados e diversas outras delicias elaboradas pelos italianos da região.

O Balneário Fernando Schiling encontra-se nas margens do Rio Jaguari, oferece uma praia de água doce, proporcionando aos visitantes momentos de lazer e tranquilidade. É sem dúvida nenhuma, um dos mais encantadores e aprazíveis balneários da Região Central do Estado.

O Cerro do Obelisco localizado no ponto mais alto da cidade. Inaugurado em 1922, em homenagem ao centenário da Independência do Brasil. Proporciona uma vista privilegiada de Jaguari e do Rio Jaguari que corta a cidade. Para chegar até lá são aproximadamente 400 metros, em torno de 20 minutos de caminhada entre a natureza. Uma bela opção de aventura-se em uma lindíssima trilha.

A Igreja Matriz, um templo de arquitetura barroca, torna-se encantadora não somente pela sua fachada, mas pelo seu interior, com autoria do pintor gaúcho Aldo Locatelli (1915-1962). A igreja abre das 08h às 11h e das 13h às 15h, de segunda a sexta e nos sábados das 08h às 11h.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Fontana Freda, localizada na comunidade de Fontana Freda, interior do município, há aproximadamente 9 km da sede. Muitos fieis visitam a Gruta, que oferece um contato com a natureza.

O Museu Municipal Dr. Manoel da Siqueira Couto, através de seu acervo, busca preservar a memória da cidade, desde o tempo da colonização. Aberto para visitação de segunda à sexta das 80h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

O CAPEJAR-Clube de Caça e Pesca de Jaguari que oferece diversas atividades durante todo o verão: acampamento e atividades esportivas. Nas demais épocas do ano desenvolvem eventos como bailes e shows, e tradicionais eventos como a FEICOAGRO e o Praiano de Bochas.

A Chácara Boa Vista, situada em uma antiga colônia italiana de 25 hectares, mescla atrações religiosas – como uma gruta instalada dentro de uma pipa de vinho – com turismo de aventura e momentos valiosos para relaxar sob as sombras das nogueiras. Agendamentos pelo telefone (55) 99919-3737.

A Cooperativa Agrária São José, ideia lançada no ano de 1932, se constituiu no autêntico ato visionário em face as raras experiencias que até então não existiam. Utiliza equipamentos importados da Itália onde recebe por ano em torno de 700 toneladas de uva, o que corresponde a uma produção anual de aproximadamente 500.000 litros de vinho por ano. Endereço e contato: Rua Maximiliano Cortiana, 385, Jaguari – RS, 97760-000

Telefone: (55) 3255-1364. https://www.vinhosjaguari.com.br/

A Reserva Cerro Chapadão é uma reserva ambiental aberta à visitação ou pernoite em cabanas. Proporciona um ambiente de contato com a natureza, contando com trilhas, açude para pescar, horta orgânica e pracinha, destaca-se que tudo é feito artesanalmente. Ainda conta com opções de cabanas. As reservas podem ser feitas pelos telefones: (55) 999636544 ou (55) 999255880.

O Mirante do Minuzzi, proporciona uma visão da deslumbrante paisagem do Vale do Jaguari. Outras atrações são a casa de pedra da família, que conta com quase 100 anos e uma pequena cantina familiar, com saborosos produtos coloniais. Contato: (55) 999651442

A cidade também possui a Barragem das Furnas do Segredo, na divisa do município de Jari. O Pórtico de entrada da cidade, e as pontes centenárias da Viação Férrea e Rodoviária sobre o rio Jaguari.

O município de Jaguari possui atualmente aproximadamente 11 mil habitantes, e um clima temperado. Sua economia está baseada na agricultura e pecuária. Os traços da colonização italiana até hoje marcantes, e o relevo da região, proporcionam um roteiro turístico completo e mostram por que Jaguari é conhecida como a Cidade das Belezas Naturais, reconhecida por sua natureza exuberante e por seu povo hospitaleiro.

O Carnaval de Rua de Jaguari, é sem dúvida um dos maiores eventos turísticos do município, atraindo para a cidade a cada ano, mais e mais turistas, de todas as regiões do estado, constituindo-se assim no maior e melhor Carnaval de Rua de toda a região Centro do Estado. O Carnaval de Rua de Jaguari oportuniza o incremento da comercialização por parte dos supermercados, postos de combustíveis, restaurantes e lancherias, locações de imóveis, e os serviços de hospedagens de hotéis e pousadas. Nos últimos três anos o evento antes então promovido pela Prefeitura passa a ser terceirizado. O evento do Município foi destaque em várias pesquisas, onde Jaguari foi citada como umas das 19 menores e melhores cidades para o Carnaval de Rua do Brasil, ocupando a 15ª posição, sendo destaque por sua estrutura de camarotes, praça de alimentação, iluminação, decoração e muita animação. Na última edição o número de foliões foi de aproximadamente 50 mil foliões nos 4 dias de festas, reunindo a região e o Estado no município.

© 2017 Prefeitura Municipal de Jaguari. Todos os direitos reservados. Este website utiliza tecnologia da RSWA.