noticias

Prefeito Beto Turchiello entrega Plano de Saneamento ao Legislativo

Após ser discutido com a comunidade e aprovado pela Secretaria de Estado de Obras e Saneamento, o prefeito Beto Turchiello (PMDB), fez a entrega no final da tarde de segunda-feira (17), ao presidente da Câmara Municipal Wolmar Picoli (PDT), do Plano Municipal de Saneamento Básico, para que o mesmo seja encaminhado à análise e aprovação do legislativo municipal, a fim de que se transforme na lei de Saneamento Básico do município de Jaguari.
A cerimônia de entrega aconteceu no gabinete do prefeito no Centro Administrativo Municipal e, contou com a presença dos vereadores Ézio Jocelito Silva e Igor Tambara, ambos do PMDB, bem como do chefe de gabinete do prefeito Renato Bolzan.

Concurso para a prefeitura de Jaguari teve 3.467 inscrições homologadas

O concurso público para a prefeitura de Jaguari teve 3.467 inscrições homologadas na tarde de quarta-feira (19), pelo prefeito Beto Turchiello (PMDB). De acordo com o secretário de Gestão Administrativo Cevy Rinaldo Tambara Filho, as inscrições que não foram homologadas tem prazo de 3 dias para impetrar recurso, ou seja, nos dias 20, 24 e 25 de abril.

Cevy Tambara destaca ainda que as provas para o concurso serão realizadas nos dias 27 e 28 de maio, em três locais diferentes, que são: Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, no Chapadão; Escola Municipal de Ensino Fundamental, na rua Floriano Peixoto ; e Instituto Estadual de Educação Professora Guilhermina Javorski, na Avenida Dr. Severiano de Almeida.

O secretário de Gestão Administrativa destaca que a partir do dia 11 de maio é que será divulgado o local que cada candidato deverá comparecer para fazer as provas do concurso público.

As funções que tiveram maior número de inscritos, foram: servente, com  270; monitor social, com 210; oficial administrativo, com 207; e motorista, com 174 inscritos.

Feira do Peixe e do Vinho em Jaguari foi um grande sucesso

A 23ª Feira do Peixe e do Vinho de Jaguari realizada no quiosque da Praça Osvaldo Aranha (Praça da Matriz) nos dias 12 e 13 deste mês, mais uma vez foi um grande sucesso. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário Alexandre Nadalon, mais de 2.500 quilos de peixes foram comercializados em um dia e meio de feira. Além do peixe, também tiveram ótima comercialização produtos hortigranjeiros, e produtos da agroindústria como pães, cucas e queijo. Também o tradicional vinho de Jaguari foi o grande destaque da feira.

Durante seu pronunciamento na abertura da feira, o prefeito Beto Turchiello (PMDB) solicitou ao secretário Alexandre Nadalon, bem como a chefe do escritório local da Emater Fabrícia Tadia, para que juntos organizem mais feiras da agricultura familiar no município durante o ano.

Secretaria de Educação promove palestra para os pais

Numa ação inovadora da administração municipal de Jaguari através da Secretaria de Educação, os pais dos alunos da rede municipal de ensino foram convidados para assistirem uma palestra com o professor Ramão da Costa Chagas, terapeuta holístico, que abordou o tema: “Erros e Acertos na Educação dos Filhos, a Difícil Arte de Formar o Caráter” e, que teve por local o CTG Invernada do Chapadão na noite de quarta-feira (12).

Além dos pais, a palestra contou com a presença do prefeito Beto Turchiello (PMDB), de sua esposa Rejane Turchiello, da secretária de Educação Dúnia Ferrari Sonza e sua equipe, bem como dos demais secretários municipais, diretores, professores e estudantes do município.

Em sua mensagem na abertura do evento, o prefeito Beto Turchiello (PMDB), fez questão de frisar que no seu entendimento os pais também são educadores. “É preciso dialogar pais e professores para saberem qual a função de cada um”, ressaltou o chefe do executivo municipal de Jaguari.

A palestra contou com um excelente público, que praticamente tomou por completo o salão de baile do CTG Invernada do Chapadão.

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jaguari lava os pés do prefeito e vice-prefeito em celebração que deu início ao Tríduo Pascal

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jaguari Dalvino Dalmolin repetiu o gesto de humildade feito por Jesus Cristo e lavou os pés do prefeito jaguariense Beto Turchiello (PMDB), bem como do vice-prefeito Lucas Cattelan (PMDB), e dos vereadores que compõem o legislativo do município, entre eles: Wolmar Picoli, Igor Tambara, Cátina Monteiro, Elisangela Picoli Dri, Antônio Carlos Dapieve, José Maia, Varlei Berger e Jocelito Silva.

Durante a celebração que deu início ao Tríduo Pascal na Igreja Matriz do município na noite de quinta-feira (13). A comunidade jaguariense lotou as dependências da Igreja Matriz, localizada na Praça Osvaldo Aranha, centro de Jaguari, para participar da cerimônia religiosa.

O Tríduo Pascal, é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa.

Prefeito Beto Turchiello entrega novo veículo à comunidade

O prefeito de Jaguari Beto Turchiello (PMDB), fez a entrega nesta quinta-feira (13) de um novo veículo adquirido pela prefeitura para incrementar os serviços prestados à comunidade. O veículo Siena adquirindo junto a Felice Automóvel, concessionária Fiat, será destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social. O prefeito Beto Turchiello fez, inclusive, a entrega da chave do novo veículo à secretária de Assistência Social Cátia Siqueira.

Conforme a secretária, o novo veículo irá oportunizar um melhor atendimento por parte dos técnicos da Assistência Social aos beneficiários do Programa Bolsa Família. “Com esse veículo os profissionais da Assistência Social poderão fazer um acompanhamento melhor destas famílias e, aprimorarem o estudo para saber quem realmente é merecedor de ser beneficiado com o programa”, explica.

O novo veículo adquirido pela prefeitura de Jaguari teve um custo de R$ 48.850,00, recursos este oriundo do Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Mateada da Páscoa sorteia vários prêmios em Jaguari

A Mateada da Páscoa 2017, realiza na tarde deste domingo (16), no Calçadão de Jaguari, numa promoção da Associação Comercial e Industrial de Jaguari, com apoio da prefeitura municipal, e de Lions Clube, Associação Mão Amiga, Associação dos Trilheiros, PIM, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Turismo e Erva Mate Santiago, e com o apoio do Sicredi, sorteou prêmios ao público presente e as pessoas que fizeram compras de Páscoa no comércio local. Os prêmios foram ofertados pelas empresas que participaram da Campanha Páscoa Encantada Jaguari.

A Mateada teve como atração a apresentação do Grupo Musical Sinuelos da Fronteira, de Jaguari, e com a participação do músico Erick Giacomelli e de seu aluno Rafael Dias da Fonseca.

Durante a Mateada da Páscoa foram sorteados pelo presidente da ACI José Limana e pelo vice-prefeito Lucas Cattelan, e pelas entidades parceiras, os prêmios das empresas: Banrisul, Clínica Saúde, Sicredi, Euphoria Stilo Fashion, Lojas Becker, Apicomel, Oficina Frontral, Casa das Rações, TR Fotos, Ponto Xis, Lancheria da Cátina, Lions Clube, Rádio Jaguari, Sindicato Rural, Eletrônica Balboni, Clínica Bem Viver, Loja Isa Confecções, Loja Guerra, AN Modas, Cia do Jeans, Relojoaria Classic, Limana Poliserviços, Cristalu, Barriga Colorida, Visual Modas, Alfredo Máquinas, Coagrijal, Cristofari Acabamento e Construção, Relojoaria Brilhare, Farmácias Agafarma.

Serviço de Inspeção Municipal oportuniza que comunidade de Jaguari consuma produtos de origem animal de qualidade

O Serviço de Inspeção Municipal implantado pela prefeitura de Jaguari desde 2011, está permitindo que a população consuma produtos de origem animal como: carne, salame, linguiça, queijo, com toda a segurança. Para isso, o município disponibiliza uma médica veterinária para fazer o acompanhamento das agroindústrias existentes na cidade, garantindo assim, a qualidade do produto consumido.

Uma das agroindústrias fiscalizadas pela técnica do Serviço de Inspeção Municipal de Jaguari é a Granja Santa Tereza, de propriedade das irmãs Marta e Mirta Bolzan, instalada na localidade do Chapadão, 1º Distrito do Município, e que produz em média de 150 a 200 quilos de queijo por semana. Um dos destaques da produção da Granja Santa Tereza é o queijo temperado.

De acordo com veterinária Camila Tamiosso, responsável técnica pelo SIM em Jaguari, até aqui cinco agroindústria participam do programa, que são: Granja Santa Tereza, Granja Jaguari, Tenda do Oraci, Mercearia Beira-Rio. “Em todas elas fizemos visitas periódicas de fiscalização e orientação na fabricação dos produtos comercializados junto à população”, ressalta a veterinária.

Na microrregião do Vale do Jaguari, o município de Jaguari é um dos poucos que possui o Serviço de Inspeção Municipal implantado. O projeto em desenvolvimento na cidade, já está servindo de modelo para outros municípios da região.

Prefeitura de Jaguari e Lions Clube usam de criatividade para embelezar canteiros da cidade

Uma parceria entre a prefeitura de Jaguari e o Lions Clube do município viabilizou a revitalização dos canteiros do Calçadão da cidade, localizado na Avenida 7 de Setembro, ponto de visitação turística e de encontros dos jaguarienses nos finais de tarde, finais de semana e feriados. “Na verdade usamos da nossa criatividade e de uma forma original para embelezarmos aquele local”, frisa o secretário do Lions Clube Gerson Dri. Ele acrescenta que este trabalho faz parte do projeto “Revitalizar para Revigorar” que começa a ser desenvolvido em Jaguari numa parceria do Lions com a prefeitura.

Gerson Dri destaca que ao invés do plantio de gramas e flores, que sofrem muito com a ação do tempo, utilizou-se pedra britada ornamental, serragem, delineadores e buxus  sempervirens (pequeno arbusto). “O resultado foi muito positivo e deu um visual maravilhoso para os canteiros”, comenta satisfeita a secretária de Turismo Heloísa Feliciani, que juntamente com os integrantes do Lions Clube de Jaguari executaram o projeto.

A proposta, segundo a secretária de Turismo, é levar a ideia para todos os canteiros ao longo da Avenida 7 de Setembro, revitalizando-os, e permitindo um excelente visual para a comunidade e, principalmente, para os visitantes e turistas que chegam a cidade nos finais de semana e feriados. “Também pretendemos fazer uma trabalho de revitalização do caminho de acesso ao Cerro do Obelisco e no nosso Balneário Fernando Schilling”, informa o secretário do Lions Clube Gerson Dri.

Conhecida como “Cidade das Belezas Naturais”, Jaguari está localizada na região central do Estado, com uma população de cerca de 12 mil habitantes e, com forte influência da imigração italiana. Entre os pontos de destaque do município está o Pórtico de entrada da cidade, o Cerro do Obelisco, a Reserva Cerro Chapadão, o Balneário Fernando Schilling, o Clube de Caça e Pesca, o Museu Municipal, a Praça Gilson Reginato, a Igreja Matriz, e o Calçadão no centro da cidade.

Foto – Canteiros do Calçadão de Jaguari embelezados.

Foto – Equipe do Lions Clube e da Secretaria de Turismo executaram o projeto.

Prefeitura recupera bueiro avariado pelas enxurradas

A prefeitura de Jaguari através da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Trânsito recuperou o bueiro existente na estrada geral da localidade de Fontana Freda, que fora avariado pelas fortes enxurradas registradas no município no final de 2016. De acordo com o secretário de Obras Anísio Feliciani, para que fosse efetivada a recuperação do bueiro foram utilizados 11 tubos de concreto de 1,5 metros, face à dimensão do mesmo.

O prefeito Beto Turchielo ao se referir e recuperação do bueiro no programa “Bom Dia Prefeito” levado ao ar na manhã de segunda-feira (10), nas rádios Vale Verde FM e Jaguari AM, disse que esta é uma recuperação provisória, uma vez que, se o município receber o recurso pleiteado junto ao Ministério da Integração Nacional, no local deverão ser instaladas no futuro, galerias pré-moldadas de concreto.

A estrada geral da localidade de Fontana Freda é um das mais movimentadas do interior do município e, por onde passa grande parte da produção primária de Jaguari. Com o dano causado pelas enxurradas no bueiro, a prefeitura tinha construído um desvio naquela via da região rural jaguariense.